O primeiro olhar, o que abre esse blog, é o do fotógrafo Fernando Vivas. Um dos melhores artistas dos olhos que eu conheço

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Por outros olhos - Victor Villarpando

Mais um olhar. Agora, com a palavra, um grande amigo meu, desses de todas as horas: Victor Villarpando, jornalista e que também está concorrendo ao concurso com o blog O Melhor do Pelô . Fizemos um esquema de colaboração: ele vem dar esta palhinha aqui no meu; em breve, eu também estarei na página dele. Acompanhem!
Parla, Victor!:



Há cerca de um mês a minha forma de ver o Pelourinho mudou radicalmente. Antes de me inscrever no Redes-cobrindo o Pelô, eu tinha um olhar assustado. Já arregalei muito os olhos só de ouvir convite para ir lá. Freqüentei muito no verão, nas noites de segunda-feira, quando rolam os ensaios do Cortejo Afro .









Eu ia à Praça Tereza Batista, curtia o show e vazava o mais rápido possível. Eu via rapidamente o bairro, mas não o enxergava.
Depois de ter que freqüentar o Pelourinho de dia para fazer matérias, sou um homem de pupilas aguçadas e curiosas. É sempre muita coisa para prestar atenção.
Os olhos que acompanham a redação deste post foram simplesmente fisgados pelo pedaço mais famoso do Centro Histórico de Salvador. A escolha do olhar como linha-guia do blog foi um verdadeiro touchdown da minha amiga Ceci. No Pelô, nada chama mais atenção do que o que se vê. Desde a vista da varanda do Palácio do Rio Branco, passando pelo Elevador Lacerda, pela Ladeira da Misericórdia, pelo Terreiro de Jesus, pelas dezenas de museus e igrejas, pelo colorido e arquitetura das casas, pelo artesanato exposto nas ruas, pelas pessoas que vivem e trabalham por lá... Tudo no Pelourinho impressiona a visão.
Para finalizar – e ilustrar o que eu disse –, deixo alguns registros de olhares. As fotos têm crédito de Renata Brasil, Divulgação, Victor Villarpando e Midiã Santana. Cliquem em cima, para visualizar melhor.


Nenhum comentário: